"Autoconhecimento e a Inteligência Emocional
*por Roberto Oliveira
Quem não deseja ter relações mais saudáveis e mais duradouras? Quem não quer ter mais controle emocional em sua vida? Talvez você fique se perguntando por que ainda não consigo ter isso?
Hoje, mais do que nunca, tanto no contexto empresarial como pessoal, noto diversos atritos e muitos rompimentos acontecerem por conta da falta de autoconhecimento e de Inteligência Emocional.
Tudo isso tem acarretado brigas, intrigas, baixa autoestima, ansiedade, estresse e por vezes prejuízos matérias como divórcios, rompimentos de sociedades e até efeitos físicos como somatização de problemas de saúde, dificuldade e emagrecer ou fazer exercícios físicos.
O autoconhecimento, segundo Daniel Goleman, é um dos pilares da Inteligência Emocional. Existem diversas maneiras de se iniciar o processo do autoconhecimento e, uma delas, é através da Programação Neurolinguística – PNL, que tem por intuito compreender nossos padrões mentais e desenvolvê-los através de um processo educacional, visando usar melhor nosso cérebro. É necessário muito comprometimento para olhar para si e identificar os fatores que tornam VOCÊ quem você É. É um processo constante e pode não ser fácil, mas que pode transformar a sua vida.
Dicas para melhorar o Autoconhecimento e a Inteligência Emocional
Entenda como traçar metas é muito importante para chegar nos seus objetivos.
Busque em cada momento da vida perceber-se durante o dia e entender o que realmente está sentindo. Tenha clareza do que você quer na vida.
Busque em cada momento da vida perceber-se durante o dia e entender o que realmente está sentindo. Tenha clareza do que você quer na vida.
Criação de objetivos e metas
Com o passar dos anos, desejamos nos desenvolver ainda mais. Por isso criamos objetivos e metas que colocamos como prioridades em nossa vida para que consigamos crescer ainda mais nas áreas de nossa vida. Seja na vida pessoal ou na vida profissional, ter objetivos e metas bem traçadas, nos levam ainda mais longe em nosso desenvolvimento. Mas para isso, é necessário traçar objetivos claros, para desenvolver metas e ter força de vontade e, assim, mudar velhos hábitos que nada agregam em nossas vidas.
Como criar objetivos e metas?
Primeiramente importante entender qual a diferença entre objetivo e meta. Objetivo é aquilo que você deseja alcançar no final de sua jornada. Metas servem para te ajudar a atingir seus objetivos, são condições que você estipula para você mesmo e que te ajudam no desenvolvimento. Metas definidas te levam ao encontro do seu objetivo. Por exemplo, seu objetivo é aprender uma nova língua, sua meta é estipulação da quantidade de tempo para aprendê-la.
Temos vários objetivos de vida, mas para você ter sucesso no que deseja alcançar, selecione aquele objetivo que você mais deseja e coloque ele no topo de sua lista. Para começar sua empreitada de sucesso você precisa ter claro qual seu objetivo, que ele seja mensurável (ou seja, que você consiga perceber sua evolução) e que tenha um prazo para alcançá-lo (meta). Para chegar a qualquer lugar, precisamos de estratégias que nos levem ao nosso objetivo final. Portanto procure maneiras realistas de atingi-lo.
Dicas Básicas para atingir seus objetivos
Técnicas de mudança comportamental
Esse é um exercício valioso e você pode aplicá-lo quando existir a necessidade de tomada de decisão. Imagine e tente visualizar o comportamento que você considera ideal para sua vida. Depois tente visualizar o comportamento que você tem e quer modificar. A partir disso veja o que você faz e o que você deveria estar fazendo. Esse jogo de visualização permitirá que se tenha uma real percepção do modo que você age e do modo que gostaria de agir.
Lista de objetivos vencidos
Faça uma lista de pelo menos 3 de objetivos. No entanto, essa lista só deverá ser feita depois que você realizar e finalizar todos os seus objetivos e metas. É importante você dar valor ao trabalho feito até agora, então a cada pequena meta atingida comemore! As pequenas recompensas são necessárias e nos estimulam a continuar a caminhar rumo ao nosso objetivo final. Essa técnica é uma forma de você firmar um compromisso consigo mesmo.
Tabela de visualização criativa
Faça uma tabela com 4 colunas. Em cada coluna, coloque imagens de coisas que você deseja alcançar e descrições detalhadas de seus objetivos. A intenção é que você veja essa tabela todos os dias, portanto coloque-a em algum lugar que possa fazer isso. Dessa forma você poderá realmente visualizar o que pré-estabeleceu na sua lista de objetivos, te mantendo com os pés no chão e com a mente focada no que deseja.
Fuja das distrações
Se o seu objetivo é uma nova promoção no trabalho, tente não perder tempo com conversas sociais em horários que você deveria estar produzindo ou mensagens de celular durante o horário comercial. Tirar um tempo para si é importante, mas não de maneira irresponsável. Esses tipos de procrastinações fazem com que muitas horas de do dia sejam perdidas, quando poderiam ter sido usadas para atingir as metas semanais estabelecidas por você.
Aproveite oportunidades
Caso esteja trabalhando no desenvolvimento de um livro e um amigo te passe um artigo para você dar uma olhada, encare como uma oportunidade de analisar outra escrita, outro método de formatação de textos, etc. Essas pequenas oportunidades aparecem, mas não costumamos dar a devida importância a elas. Porém, tudo que lhe acrescenta é uma forma de aprendizagem e você poderá aplicá-la no seu processo de trabalho rumo ao seu objetivo final.
Esteja atento no que possa melhorar.
A perfeição não deve ser tida como ponto principal em nossas atividades, mas não é por isso que devemos fechar os olhos para nossos erros. Devemos sempre nos atentar naquelas pequenas imperfeições que não damos tanta importância e buscar maneiras de melhorá-las ou aperfeiçoá-las.
*Roberto Oliveira é sócio fundador da Desenvolva Você e atua com desenvolvimento de pessoas através de treinamentos, capacitações e palestras."
Fonte: http://www.conexaomoderna.com/detalhe/24/autoconhecimento-e-a-inteligencia-emocional Acessado em 09.04.2019
Nenhum comentário:
Postar um comentário