Deste excelente artigo pincei os trechos a seguir. mas vale demais ler o artigo na íntegra! Artigo do médico e psicólogo Roberto Debski.
"A idealização do romantismo na relação geralmente coloca no outro a responsabilidade de nos fazer felizes, ou em nós de fazermos o outro feliz, quando isso é impossível, e mesmo não desejado.
Cada um deve buscar seu equilíbrio e felicidade, e quando ambos estiverem bem consigo mesmos e com suas vidas, amando a si mesmos e com amor suficiente para compartilhar, podem então encontrar um ao outro, emocionalmente maduros, sem padrões de dependência, sem esperar que o outro forneça algo que não temos para suprir nossas carências, sem que tenha que nos dar aquilo que não recebemos de nossa mãe ou nosso pai, e outras expectativas imaturas e infantis, causas de fracasso da maioria das relações afetivas.
Uma pessoa romântica adulta e com maturidade emocional é aquela que primeiro está bem consigo mesma. Sabe se amar, reconhece suas qualidades e defeitos, busca o aprimoramento pessoal. Tem disponibilidade emocional, de tempo, prioriza a relação, é atenciosa, dedicada, carinhosa e amorosa...
...toda relação só se mantém se houver uma troca contínua.
...estar em uma relação em que o outro não tem nenhuma disponibilidade para nosso amor, e para nossas atitudes, mostra que não nos valorizamos o suficiente e aceitamos as migalhas dessa relação geralmente por medo de ficarmos sós."
Segue o link: https://www.somostodosum.com.br/clube/artigos/autoconhecimento/voce-sabe-como-fazer-o-amor-dar-certo-o-amor-romantico-existe-ou-e-uma-ilusao-52409.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário