Soft Skills: o que são e como você pode desenvolvê-las
Você já
trabalhou com alguém que é tecnicamente ótimo no que faz, mas na hora de lidar
com colegas, fornecedores e até clientes dá vexame? Lembrou de alguém grosseiro
ou arrogante?
Encontramos pessoas ‘difíceis’ com tanta frequência por uma
razão simples. A educação formal nos ensinou a fazer cálculos, escrever e
muitas outras atividades importantes.
Mas nos ensinou pouco – ou nada – sobre inteligência emocional.
Ainda hoje, o sistema de ensino segue um modelo formatado
para atender as necessidade do mundo no período da revolução industrial. O desenvolvimento intelectual
é o objetivo. No entanto, o mundo mudou.
Cálculos complexos são feitos por robôs, melhor que por humanos. Ter um diploma e conhecimentos
técnicos já não é suficiente para o sucesso profissional.
Com as
novas demandas de inovação da Era Digital, as empresas precisam de pessoas
flexíveis, ágeis, abertas, colaborativas. Veja que essas são todas
competências humanas, ou socioemocionais.
Soft Skills
e Hard Skills: conceito - O que são Soft Skills?
Soft
skills é um termo em inglês usado para definir o conjunto de habilidades
socioemocionais. É um outro modo de dizer inteligência emocional. Estamos falando de administrar as próprias emoções, alinhá-las
com as dos outros e ser capaz de tomar atitudes positivas para o todo. São competências como
autoconfiança, autocontrole, capacidade gestão de tempo e engajamento.
Essas habilidades
comportamentais não são diretamente ensinadas em um ambiente acadêmico. Algumas
pessoas têm a sorte de aprendê-las em casa ou com as próprias experiências. Mas
a maioria deixa de crescer por acreditar que soft skills são como carisma – se
nasce com ou sem e ponto final.
Não é verdade. Todos podem (e devem!) desenvolver os
próprios soft skills.
“Fortalecer as suas soft skills (habilidades
comportamentais) é um dos melhores investimentos que você pode fazer em sua
carreira.”
A afirmação em acima é de Paul Petrone, Editor de Educação
do Linkedin.
O que são Hard Skills?
As hard skills, ou habilidades técnicas, ainda são e sempre
serão extremamente importantes. Vamos
sempre precisar da capacidade de análise das pessoas e da inteligência humana
tomar decisões complexas.
O está acontecendo com as Hard Skills ou habilidades
técnicas?
A mudança é que, no contexto de transformações rápidas em
que vivemos, as competências técnicas precisam ser complementadas pelas soft
skills. Saber se relacionar de modo inteligente já não é um ‘algo a mais’. É essencial.
As soft skills se tornam mais importantes na medida em que
inteligência artificial avança na substituição dos humanos em tarefas
repetitivas, baseadas em hard skills. Quanto mais a tecnologia traz qualidade
para todos os concorrentes, mais atendimento, serviço e relacionamentos são definitivos
nos negócios.
Veja alguns exemplos de Hard Skills e avalie o quanto,
isoladamente, eles já não são garantia de sucesso:
– Graduação;
– Saber programar computadores;
– Ser fluente em uma língua estrangeira.
Importância das Soft Skills
Para assumir cargos de grande responsabilidade você vai
precisar administrar o negócio, bem como as pessoas e suas complexidades.
Por isso, as empresas buscam profissionais que dominem as
habilidades técnicas (hard skills) e tenham atitudes comportamentais positivas
(soft skills).
“Habilidades
como resiliência, empatia, colaboração e comunicação são todas competências
baseadas na inteligência emocional e que distinguem profissionais incríveis da
média” – Daniel Goleman
De acordo com um
estudo realizado pela Universidade de Michigan, treinamentos em soft skills
aumentam a produtividade e a retenção de funcionários em 12% e geram um retorno
de investimento de 256% para as empresas.
Como? Ao trazer equilíbrio, melhorar o clima, estimular a
inovação e engajamento do time. Todos ganham – empresas, colaboradores e
clientes. Bons resultados são mais
sustentáveis quando é possível se livrar do desgaste das relações agressivas ou
apáticas.
Como identificar as suas Soft Skills
Todos
temos inteligência emocional.
Identificar e desenvolver a sua depende de decisão e autoconhecimento.
Para facilitar esse processo, experimente pensar em:
– Um desafio que você superou;
– Uma experiência que te deixou desconfortável;
– Uma conquista importante;
A partir de qualquer uma delas, avalie: quais habilidades
você usou para alcançar o que queria?
Certamente foram suas habilidades socioemocionais que
definiram o desfecho positivo. Ou, o não uso delas, impactou o resultado de forma
negativa.
Há testes de personalidade e até específicos para medir QE
(quoeficiente emocional) disponíveis na internet. Experimente. É um exercício de
autoconhecimento.
Soft skills do
profissional do futuro: as mais requisitadas pelo mercado
O Fórum
Econômico Mundial prevê que até 2022, 42% dos postos de trabalho serão
substituídos por robôs. Cada vez mais, nossas características humanas nos
tornam únicos e estratégicos.
Nesse contexto de transformação do mundo do trabalho, as
habilidades exigidas pelo mercado mudam. Uma pesquisa conduzida pela ONU
identificou 10 habilidades essenciais aos profissionais do futuro. Confira a
lista:
– Flexibilidade cognitiva
– Negociação
– Orientação para servir
– Julgamento e tomada de decisões
– Inteligência emocional
– Coordenação com os outros
– Gestão de pessoas
– Criatividade
– Pensamento crítico
– Resolução de problemas complexos
Percebe como a maior parte são soft skills?
A boa
notícia é que, ao contrário do que se acreditava no passado, nós podemos sim
desenvolver e treinar soft skills. O primeiro passo é dar adeus à síndrome da Gabriela. Lembra dela? “Eu nasci assim, eu cresci
assim, vou ser sempre assim!” A decisão de evoluir e se reconhecer como alguém
em constante crescimento é essencial para prosperar em nosso tempo.
Então, mesmo que você não tenha sido estimulado a
desenvolver essas habilidades, há tempo de virar a chave.
Agora que você já entendeu o que são as Soft Skills e qual a
importância de desenvolver essas habilidades socioemocionais para evoluir
enquanto ser humano e se manter competitivo no mercado, selecionamos 3 dicas
que vão te ajudar a treinar essas habilidades.
3 dicas para treinar
as suas Softs Skills
1 – Ouça de verdade
Esperar a sua vez de falar não é o mesmo que escutar com
interesse. Se coloque no lugar do outro, busque compreender suas razões para
ajudá-lo e não para apontar culpados. Pratique o seu interesse genuíno nas
experiências, conquistas e argumentos do outro.
Soft skills desenvolvidas: capacidade de se comunicar
honesta e abertamente, flexibilidade cognitiva, humildade, engajamento,
pensamento crítico, espírito de equipe, liderança compartilhada.
2 – Diga o que você pensa de forma empática
Apontar culpados levanta barreiras. Quando for expressar uma
opinião, dar uma sugestão ou se posicionar, escolha as palavras com cuidado
para construir um diálogo ganha-ganha, onde as diferenças geram ainda mais
conhecimentos e, potencialmente, inovação.
Soft skills desenvolvidas: empatia, flexibilidade cognitiva,
humildade, engajamento, negociação, orientação para servir, ética, espírito de
equipe.
3 – Escreva sobre as suas conquistas
Ter a consciência do que você já alcançou impulsiona a
alcançar novos resultados. Escrever sobre as suas conquistas vai te ajudar a
refletir sobre as suas ações e sentimentos por uma perspectiva diferente.
Soft skills desenvolvidas: senso de presença, gratidão,
empatia, autoestima, pensamento crítico, resiliência, constância.
5 Livros sobre Soft Skills
Selecionamos 5 livros essenciais para você ler e aprender
mais sobre as Soft Skills:
Inteligência emocional: A teoria revolucionária que redefine
o que é ser inteligente – Por Daniel Goleman
Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas – Por Dale Carnegie
O Poder do Agora – Por Eckhart Tolle
Mindset – Por Carol S. Dweck
O milagre da manhã – Por Hal Elrod
Fonte: https://www.escoladevoce.com.br/blog/soft-skills-o-que-sao-e-como-voce-pode-desenvolve-las/?utm_campaign=soft_skills&utm_medium=email&utm_source=RD+Station
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