segunda-feira, 8 de abril de 2019

Soft Skills... Inteligência Emocional! - Por Escola de Você


Soft Skills: o que são e como você pode desenvolvê-las

Você já trabalhou com alguém que é tecnicamente ótimo no que faz, mas na hora de lidar com colegas, fornecedores e até clientes dá vexame? Lembrou de alguém grosseiro ou arrogante?
Encontramos pessoas ‘difíceis’ com tanta frequência por uma razão simples. A educação formal nos ensinou a fazer cálculos, escrever e muitas outras atividades importantes.  Mas nos ensinou pouco – ou nada – sobre inteligência emocional.
Ainda hoje, o sistema de ensino segue um modelo formatado para atender as necessidade do mundo no período da revolução industrial. O desenvolvimento intelectual é o objetivo.  No entanto, o mundo mudou. Cálculos complexos são feitos por robôs, melhor que por humanos. Ter um diploma e conhecimentos técnicos já não é suficiente para o sucesso profissional.
Com as novas demandas de inovação da Era Digital, as empresas precisam de pessoas flexíveis, ágeis, abertas, colaborativas. Veja que essas são todas competências humanas, ou socioemocionais.

Soft Skills e Hard Skills: conceito - O que são Soft Skills?

Soft skills é um termo em inglês usado para definir o conjunto de habilidades socioemocionais. É um outro modo de dizer inteligência emocional.  Estamos falando de administrar as próprias emoções, alinhá-las com as dos outros e ser capaz de tomar atitudes positivas para o todo. São competências como autoconfiança, autocontrole, capacidade gestão de tempo e engajamento.
 Essas habilidades comportamentais não são diretamente ensinadas em um ambiente acadêmico. Algumas pessoas têm a sorte de aprendê-las em casa ou com as próprias experiências. Mas a maioria deixa de crescer por acreditar que soft skills são como carisma – se nasce com ou sem e ponto final. 
Não é verdade. Todos podem (e devem!) desenvolver os próprios soft skills.
“Fortalecer as suas soft skills (habilidades comportamentais) é um dos melhores investimentos que você pode fazer em sua carreira.”
A afirmação em acima é de Paul Petrone, Editor de Educação do Linkedin.

O que são Hard Skills?
As hard skills, ou habilidades técnicas, ainda são e sempre serão extremamente importantes.  Vamos sempre precisar da capacidade de análise das pessoas e da inteligência humana tomar decisões complexas. 
O está acontecendo com as Hard Skills ou habilidades técnicas?
A mudança é que, no contexto de transformações rápidas em que vivemos, as competências técnicas precisam ser complementadas pelas soft skills. Saber se relacionar de modo inteligente já não é um ‘algo a mais’.  É essencial.
As soft skills se tornam mais importantes na medida em que inteligência artificial avança na substituição dos humanos em tarefas repetitivas, baseadas em hard skills. Quanto mais a tecnologia traz qualidade para todos os concorrentes, mais atendimento, serviço e relacionamentos são definitivos nos negócios.

Veja alguns exemplos de Hard Skills e avalie o quanto, isoladamente, eles já não são garantia de sucesso:
– Graduação;
– Saber programar computadores;
– Ser fluente em uma língua estrangeira.
Importância das Soft Skills
Para assumir cargos de grande responsabilidade você vai precisar administrar o negócio, bem como as pessoas e suas complexidades. 
Por isso, as empresas buscam profissionais que dominem as habilidades técnicas (hard skills) e tenham atitudes comportamentais positivas (soft skills).
“Habilidades como resiliência, empatia, colaboração e comunicação são todas competências baseadas na inteligência emocional e que distinguem profissionais incríveis da média” – Daniel Goleman

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Michigan, treinamentos em soft skills aumentam a produtividade e a retenção de funcionários em 12% e geram um retorno de investimento de 256% para as empresas.
Como? Ao trazer equilíbrio, melhorar o clima, estimular a inovação e engajamento do time. Todos ganham – empresas, colaboradores e clientes.  Bons resultados são mais sustentáveis quando é possível se livrar do desgaste das relações agressivas ou apáticas.

Como identificar as suas Soft Skills
Todos temos inteligência emocional.  Identificar e desenvolver a sua depende de decisão e autoconhecimento.
Para facilitar esse processo, experimente pensar em:
– Um desafio que você superou;
– Uma experiência que te deixou desconfortável;
– Uma conquista importante;
A partir de qualquer uma delas, avalie: quais habilidades você usou para alcançar o que queria?
Certamente foram suas habilidades socioemocionais que definiram o desfecho positivo. Ou, o não uso delas, impactou o resultado de forma negativa.
Há testes de personalidade e até específicos para medir QE (quoeficiente emocional) disponíveis na internet.  Experimente. É um exercício de autoconhecimento.

Soft skills do profissional do futuro: as mais requisitadas pelo mercado
O Fórum Econômico Mundial prevê que até 2022, 42% dos postos de trabalho serão substituídos por robôs. Cada vez mais, nossas características humanas nos tornam únicos e estratégicos.
Nesse contexto de transformação do mundo do trabalho, as habilidades exigidas pelo mercado mudam. Uma pesquisa conduzida pela ONU identificou 10 habilidades essenciais aos profissionais do futuro. Confira a lista:
– Flexibilidade cognitiva
– Negociação
– Orientação para servir
– Julgamento e tomada de decisões
– Inteligência emocional
– Coordenação com os outros
– Gestão de pessoas
– Criatividade
– Pensamento crítico
– Resolução de problemas complexos
Percebe como a maior parte são soft skills?
A boa notícia é que, ao contrário do que se acreditava no passado, nós podemos sim desenvolver e treinar soft skills. O primeiro passo é dar adeus à síndrome da Gabriela.  Lembra dela? “Eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim!” A decisão de evoluir e se reconhecer como alguém em constante crescimento é essencial para prosperar em nosso tempo.
Então, mesmo que você não tenha sido estimulado a desenvolver essas habilidades, há tempo de virar a chave.
Agora que você já entendeu o que são as Soft Skills e qual a importância de desenvolver essas habilidades socioemocionais para evoluir enquanto ser humano e se manter competitivo no mercado, selecionamos 3 dicas que vão te ajudar a treinar essas habilidades.

3 dicas para treinar as suas Softs Skills
 1 – Ouça de verdade
Esperar a sua vez de falar não é o mesmo que escutar com interesse. Se coloque no lugar do outro, busque compreender suas razões para ajudá-lo e não para apontar culpados. Pratique o seu interesse genuíno nas experiências, conquistas e argumentos do outro.
Soft skills desenvolvidas: capacidade de se comunicar honesta e abertamente, flexibilidade cognitiva, humildade, engajamento, pensamento crítico, espírito de equipe, liderança compartilhada.

2 – Diga o que você pensa de forma empática
Apontar culpados levanta barreiras. Quando for expressar uma opinião, dar uma sugestão ou se posicionar, escolha as palavras com cuidado para construir um diálogo ganha-ganha, onde as diferenças geram ainda mais conhecimentos e, potencialmente, inovação.
Soft skills desenvolvidas: empatia, flexibilidade cognitiva, humildade, engajamento, negociação, orientação para servir, ética, espírito de equipe.

3 – Escreva sobre as suas conquistas
Ter a consciência do que você já alcançou impulsiona a alcançar novos resultados. Escrever sobre as suas conquistas vai te ajudar a refletir sobre as suas ações e sentimentos por uma perspectiva diferente.
Soft skills desenvolvidas: senso de presença, gratidão, empatia, autoestima, pensamento crítico, resiliência, constância.

5 Livros sobre Soft Skills
Selecionamos 5 livros essenciais para você ler e aprender mais sobre as Soft Skills:
Inteligência emocional: A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente – Por Daniel Goleman
Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas – Por Dale Carnegie
O Poder do Agora – Por Eckhart Tolle
Mindset – Por Carol S. Dweck
O milagre da manhã – Por Hal Elrod


Fonte: https://www.escoladevoce.com.br/blog/soft-skills-o-que-sao-e-como-voce-pode-desenvolve-las/?utm_campaign=soft_skills&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

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