sábado, 22 de janeiro de 2022

Prevenir Doenças – Evite precisar de Emergência: Invista na saúde preventiva. Não sabote sua existência saudável ... é IE!


 Recentemente, como acompanhante de familiar querido, passei maus bocados em emergência de um conhecido hospital particular em Recife. Como outras tantas vezes. Mais uma penca de absurdos – a demora para atendimento, a demora para inúmeros exames, a demora para diagnóstico, mesmo quando a ficha do paciente já existia.

As trocas dos plantonistas com perdas de informações para o novo atendente, horas sem fim para conseguir o internamento mesmo depois de já definido. Além das posturas inadmissíveis de médicos despreparados, com atitudes desrespeitosas, frias, arrogantes, ou debochadas, às vezes antiéticas, posturas desequilibradas, claras demonstrações de inexperiência, e até incompetências técnicas. Tudo isso testemunhei nesta última vez. A linha de medicina humanista passou longe dos 4 indivíduos com os quais falei nesta última necessidade de atendimento.

Os argumentos fatuais vão ser enviados à ouvidoria deste hospital. Apesar de já ter feito isso há alguns anos e não me rendeu nenhum retorno. Reina também um corporativismo muito negativo. Sem falar nas vezes em cada médico tem uma opinião diferente. Uma amiga já passou por 7 médicos em busca de opinião coerente, até que o 7º conseguiu indicar um tratamento de sucesso, que dispensou cirurgia de risco que todos os outros opinaram.  

Lamentável essa realidade dos atendimentos médicos no país... mesmo na área privada, onde pagamos fortunas. Exercem profissão nobre, sem os requisitos para a mesma.

Feito o desabafo e explicação de causa, o foco destas reflexões é: cuide-se para não precisar ir para uma emergência. Invista ao máximo, com consciência na sua saúde física. A idade vai chegar, o corpo vai se degenerar sim, mas podemos minimizar os impactos do tempo... depende das nossas escolhas e condutas. Salvo raras exceções (acidentes, genética, etc), a saúde é resultado delas.

Digo isso aqui neste canal porque não adianta cuidar da saúde emocional se não há o cuidado prioritário da saúde física. Mesmo sabendo que as emoções influenciam na saúde física, onde estudos apontam 98% das doenças como psicossomáticas, ainda assim, algumas atitudes básicas, elementares, precisam estar nas ESCOLHAS PESSOAIS. Isso até vai minimizar a ação da psicossomática!

Entre as nossas preciosas 103 Pílulas de Inteligência Emocional, destaco:

Pílula 3 - Alimentação saudável;

Pílula 59 - Exercícios Físicos;

Pílula 93 - Sexo; 

Pílula 94 - Sono Adequado... e de quebra, entre tantas outras importantíssimas, indico a

Pílula 103 – Vontade, pois sem isso não avançamos para a prática necessária.

 

O velho ditado já diz "Prevenir e melhor que remediar". Então, você que me lê, priorize o autocuidado para ter saúde. Isso é também prova de inteligência emocional. Ainda mais agora, em tempos de pandemia.

E para mais dicas de condutas de autocuidado para garantir sua saúde, há uma infinidade de artigos de qualidade na Internet. Gostei destas dicas de um site popular, onde além das Pílulas indicadas, incluíram: Higiene, Vacinas, Check-ups, Hidratação, Otimismo, Sorrir, e Expressar as emoções). Mas pode procurar sites mais especializados.

"Colhemos o que plantamos". Fica a dica.

Um comentário:

  1. Excelente Clara. Também já passei por experiências muito desagradáveis e com médicos despreparados. Que possamos evitar ao máximo a ida para o hospital através dessas ações preventivas que vc falou e das pílulas recomendadas. :-)

    ResponderExcluir