quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Para inicio de conversa - Empatia e Compaixão

Este TED é maravilhoso para aprender mais sobre Comunicação Não-Violenta e Empatia. Alguns pontos que destaco:

  • O exemplo prático do que fazer quando alguém nos agride, ou é reativa, e às vezes, sem motivo aparente. O entendimento da agressão como desabafo ou pedido de ajuda.
  • A importância de saber escutar, acolher quando alguém chega pra falar de um problema com você, e você atropela a fala. Os abomináveis amigos.... A abominável sabe-tudo, metralhadora de conselhos...
  • Empatia é fazer pelo outro o que o outro gostaria que fosse feito por ele. Empatia é criar espaço. Existe espaço pra pessoa desaguar. Para você escutar, e para ela mesma se escutar. Resistir ao impulso de tentar resolver o problema do outro rapidamente...
  • O "dark side" da empatia.  Quando nosso instinto empático nos leva a ficar com raiva do outro que gerou o problema... por isso é necessário combinar a empatia com a compaixão, para não cair em favoritismo, e não entrar em aflição com a situação.
  • "Escutar para compreender primeiro. Não para responder primeiro".




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