- O exemplo prático do que fazer quando alguém nos agride, ou é reativa, e às vezes, sem motivo aparente. O entendimento da agressão como desabafo ou pedido de ajuda.
- A importância de saber escutar, acolher quando alguém chega pra falar de um problema com você, e você atropela a fala. Os abomináveis amigos.... A abominável sabe-tudo, metralhadora de conselhos...
- Empatia é fazer pelo outro o que o outro gostaria que fosse feito por ele. Empatia é criar espaço. Existe espaço pra pessoa desaguar. Para você escutar, e para ela mesma se escutar. Resistir ao impulso de tentar resolver o problema do outro rapidamente...
- O "dark side" da empatia. Quando nosso instinto empático nos leva a ficar com raiva do outro que gerou o problema... por isso é necessário combinar a empatia com a compaixão, para não cair em favoritismo, e não entrar em aflição com a situação.
- "Escutar para compreender primeiro. Não para responder primeiro".
Este Blog foi criado para compartilhar reflexões, artigos, vídeos, ideias, técnicas, recursos, livros e tudo mais que possa ajudar a qualquer pessoa a desenvolver a Inteligência Emocional. E entre os resultados, podem ser citados acalmia íntima, criticidade, discernimento e melhores relações pessoais. Tudo isso para ser aplicado no dia a dia, visando ao autoaprimoramento e à interassistência - esta como sendo a contribuição cosmoética e pessoal para um mundo melhor.
quinta-feira, 29 de agosto de 2019
Para inicio de conversa - Empatia e Compaixão
Este TED é maravilhoso para aprender mais sobre Comunicação Não-Violenta e Empatia. Alguns pontos que destaco:
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